Projeto social MídiaCOM.net resgata cidadania de jovens carentes do sertão do Ceará proporcionando uma nova oportunidade de trabalho

Desenvolvido pelo ITEVA, projeto proporciona inclusão digital, geração de renda e preparo de jovens para o mercado

O ITEVA (Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado), sediado na zona rural de Aquiraz, no Ceará, proporciona aos jovens da rede pública uma oportunidade para o ingresso no mercado de trabalho. Constituído em 1999 por intelectuais e cientistas, o Instituto atua nas áreas de produção científica, difusão tecnológica, capacitação técnica e qualidade de vida.

Entre os projetos inovadores que o ITEVA desenvolve está o MídiaCom.net. Criado em 2004, ele seleciona e capacita estudantes para a produção de multimídia, computação gráfica e comunicação digital com alto padrão de qualidade.

Concebido nos moldes de uma cooperativa, o MidiaCOM.net é autossustentável, já que é capaz de geral recursos próprios através da prestação de serviços para empresas, profissionais liberais, instituições, entre outros. “O projeto MídiaCOM, dentro do ITEVA, não é só um projeto social, ele acabou gerando uma empresa social.”  define Fábio Cezar Aidar Beneduce, coordenador geral do ITEVA.

Além de permitir a inclusão digital e auxiliar no desenvolvimento dos jovens, o projeto também possibilita o acesso ao primeiro emprego, a obtenção de renda, a retenção do indivíduo na sua microrregião e a aquisição constante de conhecimentos que podem garantir um bom futuro profissional.

O ingresso no MidiaCOM se dá no posto de “Principiante” e após seis meses abre-se a possibilidade do aluno de ir para outro estágio do plano de carreira, que possui doze postos. O projeto já capacitou mais de 500 jovens e a meta é continuar instruindo cada vez mais jovens carentes. Segundo Beneduce, a intenção é estender o projeto para outras regiões do país, instalando novas unidades em outros municípios

 Empresas como a Gerdau, Siemens, Coca-Cola, Petrobrás, Unimed, Senac e Dona Benta são alguns dos clientes do MidiaCOM.net que tem como parceiros o SEBRAE, a Microsoft, a BVS&A (Bolsa de Valores Sociais e Ambientais / Bovespa), o Banco do Nordeste e  a Coelce.

“O mais interessante é que nós não estamos na principal cidade do Ceará, não estamos localizados em uma grande avenida, não temos departamento comercial e, no entanto estamos cheios de serviço. Isso demonstra a competência desses jovens, que estão fazendo um trabalho de excelente qualidade.” comenta Beneduci.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=mM9gjF7d7Q4]

[twitter-follow screen_name='materia_primma']

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>