Extração do dente do siso: quando esse procedimento é indicado?

Por Rafael Belmonte*

Os terceiros molares, conhecidos popularmente como dentes do siso ou dentes do juízo, são os últimos a erupcionarem nos seres humanos. Normalmente cada pessoa apresenta quatro terceiros molares, sendo um em cada lado das arcadas dentárias superior e inferior, que costumam erupcionar por volta dos 16 aos 20 anos. Existem ainda algumas pessoas que, pelo processo evolutivo natural humano, não apresentam a formação desses dentes.

Para evitar problemas relacionados a esses dentes, os pacientes que apresentam os terceiros molares precisam contar com o suporte de um cirurgião dentista que irá fazer o acompanhamento antes da erupção desses elementos através de exames radiográficos periódicos.

Esse cuidado é muito importante porque, devido ao fato de alguns pacientes apresentarem um menor desenvolvimento dos maxilares, proveniente, por exemplo, de uma dieta contemporânea cada vez mais pastosa e de fatores genéticos, os terceiros molares acabam não tendo espaço suficiente na arcada dentária para sua correta erupção. Essa falta de espaço pode ocasionar um apinhamento dos outros dentes ou, até mesmo, impossibilitar a correta erupção dos dentes do siso fazendo com que eles permaneçam inclusos, sendo então indicada a extração.

Hoje em dia o procedimento cirúrgico realizado para a extração dos terceiros molares é muito simples, rápido e menos traumático. Ele é realizado por um cirurgião bucomaxilofacial no consultório odontológico com anestesia local, sendo indolor e de rápida e fácil recuperação para o paciente, mesmo quando estes elementos dentários se encontram inclusos (dentro do osso e abaixo da gengiva).

Uma vez que o paciente siga corretamente os cuidados pós-operatórios indicados pelo seu cirurgião, sua recuperação costuma ser muito tranquila. Porém, como em todo procedimento cirúrgico, cabe ao paciente fazer o uso de algumas medicações indicadas especificamente, além de repouso e higiene oral rigorosa para evitar qualquer desconforto durante o período de recuperação.

* Rafael Belmonte especialista em cirurgia buco-maxilo facial, cirurgia ortognática e implantes  e um dos integrantes do Centro Odontológico Nova São Luiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>